quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Empirismo

Encontrava-me na minha casa da serra, situada a 6 quilómetros da vila de Manteigas, quando, por entre mato serrado, lobriguei o clarão de um relâmpago. Desloquei-me à vila para apalavrar 10 queijos da serra e 6 pares de pantufas ao Cursino, que só me dispensou 4 queijos e 2 pares de pantufas, por ter de satisfazer uma encomenda de um casal de holandeses com posses. Em jeito de retaliação, pontapeei o Cursino nas partes baixas e regressei a casa. Preparava-me para entrar quando me chegaram, em simultâneo, o som do trovão e o som do frémito de dor do Cursino (que por ser um som mais forte era também mais rápido). Comprovei assim, com a ajuda da borrasca, do Cursino e do casal de holandeses, a diferença entre a velocidade da luz e a velocidade do som.
Elvira Moita, Valhelhas

Sem comentários: